terça-feira, 30 de agosto de 2011

WSET NATAL

Realmente o 1º curso WSET 01 em Natal foi excelente, tanto pelo nível dos alunos, material, condutor, metodologia e vinhos. As avaliações são enviadas a Londres onde são corrigidas e depois enviado o resultado juntamente com certificado e Pin na cor do nível 01. Aproveito para passar informações deste mesmo módulo que acontecerá em Fortaleza e foto da turma Natal. quem tiver a oportunidade de fazer não perca.


Turme WSET Natal 01

Aula da turma WSET Natal




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

HOTEL FASANO BOA VISTA


Surge um Fasano que ficará longe dos olhos da multidão. Neste sábado (20), será aberto um dos mais belos empreendimentos da centenária marca ítalo-paulistana. Trata-se do Hotel Fasano Fazenda Boa Vista. Ele não poderá ser observado por quem passar por perto. Para conhecê-lo, é preciso se hospedar, fazer uma refeição em seu restaurante ou frequentar, como proprietário ou convidado, o condomínio fechado em que está localizado. A diária de um dos 26 apartamentos normais, digamos assim, com 60 metros quadrados, sai por 1.500 reais. A das treze suítes, com 120 metros quadrados distribuídos em dois andares, por 2.000 reais. Mas atenção: nos fins de semana e em feriados, só serão vendidos pacotes com duas diárias, o que significa que essas tarifas dobram. Elas dão direito ao café da manhã e não incluem as demais refeições. Nos dias úteis, estarão disponíveis as diárias de uma noite. O hotel, como indica o nome, fica na tal fazenda, um complexo fechado e luxuoso — bota fechado e luxuoso nisso — erguido a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, no município de Porto Feliz,às margens da Rodovia Castelo Branco.

Da estrada, não se percebe nada além de enormes portões de ferro e altos muros de alvenaria com cercas de arame farpado. Dentro é um espanto. O condomínio, um antigo haras que pertenceu ao banqueiro Pedro Conde, foi lançado em 2007 pela empresa JHSF, dona do Shopping Cidade Jardim e responsável por vários negócios imobiliários na capital destinados a consumidores AAA+. Espalhado por 1.200 hectares, ele reúne cerca de 700 lotes com tamanho entre 5.000 e 80.000 metros quadrados. O preço do metro quadrado vai de 600 a 900 reais. Para simplificar o cálculo, o terreno mais barato custa 3 milhões de reais. Já foram erguidas ali cerca de 200 casas, sem contar as 95 da Villa Fasano (nada a ver com o hotel), mais simplesinhas, vamos admitir, com preços a partir de 2,5 milhões de reais. Estão todas vendidas.

A Fazenda Boa Vista conta com um campo de polo, dois de golfe (um pronto, outro em construção), quatro quadras de tênis (mais oito projetadas) e instalações hípicas compostas de quatro picadeiros, sendo um coberto, além de cocheiras com piso de borracha e bordas arredondadas para que os cavalos não se machuquem em quinas traiçoeiras. Dos 350 proprietários, nenhum é morador. Eles vão lá nas folgas para espairecer em suas casas de campo, dotadas de infraestrutura e segurança. Aliás, a segurança é tanta que somente alguns nomes de condôminos são divulgados, como o dos publicitários Nizan Guanaes e Nelson Biondi ou da arquiteta Marina Linhares. Há entre eles vários banqueiros estrelados, advogados de renome e empresários de peso. 

“Um empreendimento imobiliário de altíssimo padrão como esse teria de ter um hotel do mesmo nível”, diz José Auriemo Neto, presidente da JHSF. Seu sócio, Rogério Fasano, responsável pela operação do hotel e do restaurante, define o resultado em uma palavra: “incrível”. É uma boa síntese. Para ele, o hotel é “fruto da coragem do Zeco”, como costuma ser chamado Auriemo Neto. Em outras palavras, a aposta foi pesada: 53 milhões de reais, investimento cujo retorno é esperado dentro de oito anos. Assim, o arquiteto Isay Weinfeld, autor do projeto, teve recursos para criar, por exemplo, quartos voltados para campos a perder de vista (a área verde ocupa 70% do espaço total), corredores com longas curvas e um grande deque de madeira que une o restaurante a um lago artificial, no qual os hóspedes poderão nadar — água tratada, escadinha para quem não quiser entrar de mergulho e três vezes a extensão de uma piscina olímpica, com seus 150 metros de comprimento.



FONTE:http://vejasp.abril.com.br

PRIMEIRO ENCONTRO EVA


A primeira reunião da nova confraria feminina EVA(estudo, vinhos e amizade) foi um sucesso total. Em clima descontraído e muito atentas as informações  que o mestre Gilvan Passos passava o grupo teve como sede deste primeiro encontro a adega São Cristovão. Na ocasião foram  eleitas secretaria e tesoureira assim como aprovada por unanimidade a logomarca. Também ficou definido a data e tema do próximo encontro: dia 05/10 com Pinot Noir do novo Mundo em jantar harmonizado. Muita sorte e que desfrutem cada vez mais dos maravilhosos prazeres do mundo do vinho.



Veja também no  http://www.delospassos.com.br/

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOITE DO VINHO

Hoje acontece em nossa cidade dois eventos ligados ao mundo do Vinho: a aula final e avaliação do 1º Curso Internacional de Vinhos do Nordeste:Wine & Spirit Nível 1, da escola inglesa Wine & Spirit Education Trust, que acontece no Guinza Blue e o início da nova confraria feminina que já tem nome e logo: Confraria Eva que acontece na sala de degustação da adega São Cristovão.




terça-feira, 23 de agosto de 2011

1º ENCONTRO FEMININO DESCOMPLICANDO O VINHO

Nesta quarta 24/08 acontece na sala de degustações da Adega São Cristovão o primeiro Encontro feminino de estudo do vinho, que certamente dará início a uma nova confraria na cidade. Trata-se de um grupo de cerca de 20 amigas, dos mais diversos ramos profissionais como  direito, arquitetura, medicina, moda, construção, entre outros.
O curso será conduzido por Gilvan Passos e terá como foco principal passar conhecimentos básicos, um pouco de história,   dicas de degustação e harmonização e a desmistificação do mundo do vinho e da enogastronomia. Acho uma ideia louvável tanto para as que já apreciam o vinho se aprofundarem em mais conhecimentos, como também para as que desejam dar os primeiros passos neste maravilhoso mundo que, acima de tudo, nos beneficia o corpo e a alma e também nos congrega socialmente.


Só como curiosidade as mulheres já são maior parte entre os consumidores de vinho. Na Grécia, em 1800  A.C só as mulheres podiam vender ou servir a bebida, o que não lhes dava o direito de tomá-la, pois caso fossem pegas, seriam queimadas vivas. Ainda bem que isso mudou e  hoje temos várias excelentes profissionais enólogas e sommeliers entre as melhores do mundo.

Sorte para esta nova confraria que se forma e vamos ajudar a escolher um belo nome para este grupo, sugestões serão bem vindas aqui no blog.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COZINHA MOLECULAR

GASTRONOMIA MOLECULAR
Criada em 1988 pelo físico Húngaro Nicholas Kurti (1908-1998) e o químico francês Hervé This a Molecular Física e Gastronomia esse é seu nome inicial dado por Kurti em 1988 e rebatizada por Hervé This em 1998 de Gastronomia Molecular, é uma disciplina cientifica que estuda a mais de 20 anos os fenômenos físico químicos que ocorrem durante o ato de cozinhar.Centrada na compreensão racional e transformação dos métodos de cocção, de maneira a garantir melhor qualidade nutricional, maior precisão nos gestos culinários e melhor sabor e novas texturas para os alimentos. Definida por Hervé This como: “A ciência que estuda as transformações e outros fenômenos culinários” A Gastronomia Molecular não deve ser confundida com a Cozinha Molecular que diz respeito à aplicação das técnicas da Gastronomia Molecular.
Fundamentos da Gastronomia Molecular
A investigação dos provérbios culinários propostos pela gastronomia molecular, através da exploração laboratorial das receitas, assim como a introdução de novos equipamentos, ingredientes e métodos de cozinha, possibilita- nos a precisão na criação de novos pratos ou até mesmo justificarmos em um processo físico químico, o porquê de velhas receitas consagradas como se fossem “mitos” produzidas com empirismo e romantismo por nossas mães e avós. Apesar da eletrificação de vários gestos culinários, hoje desempenhados por batedeiras, liquidificadores, refrigeradores, Juice, cafeteiras, amassadeiras e outros pequenos avanços nos últimos 100 anos, boa parte do conhecimento em que se baseava o cozinhar nos vinha intacto da Idade Média.
De fato a gastronomia molecular responde a várias necessidades novas. A indústria da alimentação partiu dos conhecimentos tradicionais de cozinha, os reformulou e avançou, ao passo que a culinária doméstica assim como a cozinha artesanal, ficaram apenas tendo a tradição como referência. Assim a gastronomia molecular rompe com essa dinâmica e implanta nesses seguimentos os mesmos procedimentos de indagações da indústria da alimentação.
As indústrias e restaurantes de hoje, procuram atender ao reclame de uma alimentação mais segura e saudável. Nesse caso a gastronomia molecular pode contribuir muito com o processo de criação, através de metodologias precisas e entendimento dos processos de produção. Sem sobrepor ao dom artístico e único de cada chef. Os restaurantes de hoje assim como as indústrias alimentares, necessitam de investimentos em pesquisas e desenvolvimentos, para atender aos novos valores do público que privilegiam a “inovação”, o “inusitado” e a “surpresa” onde, antes, prevalecia a repetição monótona de um procedimento qualquer.
Desafiar os sentidos, maximizando sensações com a desconstrução e reconstrução de novas texturas em clássicos da culinária mundial, torna-se totalmente viável e atrativo, utilizando-se como ferramenta principal a gastronomia molecular. Nos últimos anos tem sido colocado ao alcance dos cozinheiros moleculares de todo o mundo, uma incrível gama de produtos utilizados em grande escala pela indústria de alimentos como: hidrocolides, enzimas, algas desidratadas, gelatinas e etc. Com o objetivo de facilitar e ampliar técnicas tão reverenciadas como: gelatinização, esferificação, construção de espumas e ares, texturização de lipídios, colagem de proteínas, dentre outros.





Aqui no Brasil o chef Kaká Silva que é natural de Brasília, formou-se em culinária francesa pela Le Cordon Bleu, na Inglaterra, em 1995. Formado também em Antropologia, desde 2007 vem se dedicando ao estudo de gastronomia molecular e ao aprimoramento e desenvolvimento de novas técnicas e receitas. Ainda em 2007, inaugurou o site Gastronomy Lab , destinado à divulgação de artigos, notícias, receitas e à comercialização de produtos e aditivos para a confecção de receitas.



O sibarita já pediu seu kit no gastronomylab, agora vamos praticar e arrumar umas cobáias.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

EL BULLI - O MELHOR DO MUNDO FECHA AS PORTAS


Ferran Adrià - Un día en El Bulli



Considerado várias vezes o melhor do mundo, o restaurante El Bulli, na Catalunha, só volta a reabrir dentro de dois anos, com outro conceito e nome.
Até lá, o inovador chefe Ferran Adriá, conhecido como o pai da cozinha molecular, vai ocupar-se da Fundação El Bulli, onde quer “criar mais do que nunca, até que o corpo e a mente se aguentem”.

CAFÉ EM GARRAFA

Caffè ristretto em italiano literalmente significa café “restrito”. É a essência do café, que se  adquire interrompendo a primeira passada do café, deixando-o concentrado, mas não pode ficar amargo. Pois o Stumptown Coffee, a marca mais bacana de NY, que aliás faz, distribui e serve um café super saboroso, passou o ristretto para uma garrafinha e vende gelado.  A garrafa é um charme, gorduchinha e pequeninha, o café é doce e leve, anos-luz do chafé aguado tão comum nos Estados Unidos. Aproveite o verão e peça um ristretto pra dar aquele levantada…. Custa $3.50 e você encontra no Stumptown. As garrafas maiores estão à venda no Nolita Mart e Birch Coffee.


MOUSSE DE KEFFIR E CHOCOLATE


Boa dica para quem gosta de mousse


Sobremesa express para a visita que surgiu inesperadamente: mousse de keffir e chocolate sem gelatina.


mousse de keffir e chocolate:210ml de keffir (pode substituir por iogurte natural)170g de chocolate ao leite de boa qualidade1 ovo orgânico em temp. amb.20g de açúcar orgânico claro

Derreta o chocolate e reserve.Em um recipiente pequeno e em banho-maria (fogo bem baixo), bata a gema com 50% do açúcar até gemada clara. Retire do fogo e incorpore o chocolate. Una o keffir.Bata a clara com o açúcar restante em banho-maria (fogo bem baixo) até obter um merengue firme. Incorpore ao creme de keffir e chocolate com cuidado. Divida em 8 xícaras de café ou 4 de chá e gele por 1h30.




Sirva a mousse polvilhando um pouco de flor de sal (usei uma flor de sal aromatizada com café espresso).
Esta receita funcionaria muito bem com chocolate amargo (trocaria o açúcar por 30g de mel e serviria com flor de sal com flores) ou branco (serviria com flor de sal aromatizada com matchá)


receita retirada de: 
http://www.gourmandisebrasil.com/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

WINE & SPIRIT

O sibarita já está inscrito !


Curso Internacional de Vinhos


Se você é apreciador, amante dos vinhos ou trabalha na área de alimentos e bebidas, não pode perder este que é o1º Curso Internacional de Vinhos do Nordeste:Wine & Spirit Nível 1, da escola inglesa Wine & Spirit Education Trust. O curso, com duração de 8 horas, será ministrado pelo Sr. Eugenio Echeverria,diretor da "The Wine School" escola que tem a chancela da Wine & Spirit para ministrar seus cursos noBrasilChile e Colômbia. O número de participantes é limitado e a pré-inscrição poderá ser feita através do e-mail:
gilvanpassos@delospassos.com.br ou pelos telefones: (84) 9996-1756 e (84) 3218-4088 com este consultor: Gilvan Passos. Os interessados deverão entrar em contato e solicitar a ficha de inscrição. A data limite para as inscrições é 05 de agosto.

Observação: O curso é avaliativo e a certificação será expedida em Londres.
Curso Wine & Spirit Education Trust Nível 1 – WSET 1 – Dias: 23 e 24 de agosto de 2011. Local: Guinza Blue Eventos e Recepções – Via Costeira Natal – RN.Horário: das 18:00h às 22:00h

mais informações: http://www.delospassos.com.br/

TRILHA SIBARITA


Marisa Monte e Julieta Venegas - Ilusion



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BOMBONS EXPLOSIVOS

Surpresas sempre são bem vindas, e no mundo da gastronomia não podia ser  diferente. O grande problema é que a surpresa tem de ser agradável aos olhos, a boca, ao nariz e porque não ao nosso tato. Não esta onda de misturar sabores aleatoriamente só por "fazer difrente". Veja o exemplo de uma sobremesa que me parece uma bela surpresa.


BOMBONS ACOMPANHADOS DE SURPRESA EXPLOSIVA
A sobremesa chocolate delice, do chef inglês Heston Blumenthal: feita com um açúcar especial que provoca a sensação de estalos no céu da boca

SOPA DE IOGURTE COM PEPINO

Sopa de Iogurte com Pepino - Getty Images
Sopa de Iogurte com Pepino 


Sopa de Iogurte com Pepino 

Calorias: 55 Kcal
Rendimento: 4 porções

Ingredientes: 
- 1 pepino grande
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 ½ tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 ½ xícaras (chá) de água quente
- 1limão (cascada ralada e suco)
- 1 ramo de hortelã fresca picado
- 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
- sal e pimenta a gosto
- folhas de hortelã para enfeitar

Preparo: 
Reserve uma ponta do pepino com mais ou menos 4 cm para enfeitar e pique o restante. Em uma panela, refogue a cebola no azeite até que fique macia. Junte o pepino picado, o caldo de galinha, a casca e o suco do limão e a hortelã. Deixe levantar fervura e depois, cozinhe tampado por cerca de 20 minutos. Passe a mistura por um processador ou bata no liquidificador e reserve até resfriar. Tempere com sal e pimenta. Enfeite com hortelã e fatias finas de pepino.