Ontem dia 25/10 tive a oportunidade e o prazer de degustar, juntamente com os demais confrades da SAV - Sociedade dos Amantes do VInho, de dois grandes vinhos da Bodega Vega Sicilia: O Vega Sicilia UNICO 1996 e o VAlbuena 5º ano 2005. http://www.vega-sicilia.com/
Presença garantida em qualquer lista de maiores vinhos do mundo, o “Unico” arranca suspiros de qualquer felizardo que já o tenha provado. Fundada em 1864 por Eloy Lecanda y Chaves, a Bodegas Vega Sicilia viria a lançar seu vinho ícone, o Vega Sicilia “Unico”, apenas em 1915. A notoriedade foi rapidamente alcançada e, nos anos 20, ele já era reputado como o rótulo de maior prestígio da Península Ibérica, posto que até hoje ocupa com “quase” unanimidade.
As garrafas do “Unico” são disputadas e há cerca de três mil clientes em lista de espera para adquiri-las. Todos os anos, a garrafa magnum (1,5 litro) de número “001” é enviada para o Rei da Espanha, Juan Carlos, devidamente autografada por Pablo Alvarez, o atual proprietário da Bodega. O Papa João Paulo II, ao visitar a Espanha, quis provar o “Unico” e foi presenteado com uma garrafa do ano de seu nascimento: 1920. O jogador de futebol Ronaldo, o “fenômeno”, serviu o “Unico” em seu badalado e naufragado casamento com a modelo Daniella Cicarelli.
O “Unico” é educado por dez a quinze anos, antes de chegar ao mercado. Ao longo deste período, passa por uma via-crúcis de afinamentos, em madeira americana e francesa. Inicialmente, cerca de dois anos em tonéis de madeira usada, depois dois anos em barricas novas, mais dois anos em barricas usadas e, finalmente, dois anos em grandes recipientes de madeira usada. Após isso, ainda repousa por mais de três anos em garrafa. O resultado é um vinho de longa guarda. Segundo López de Castro, “enquanto a maioria dos vinhos de hoje é feito para correr 100 metros rasos, o ‘Unico’ foi treinado para uma maratona e pode ser guardado por muitas décadas”.
Os dois mitos degustados na noite
O “Unico” é feito apenas em grandes anos; nos demais, suas uvas são utilizadas na elaboração do segundo rótulo da casa, o excelente Valbuena “5o”, batizado assim por chegar ao mercado cinco anos após a colheita. As últimas safras lançadas (nesta ordem) foram as de 1990, 1987 e 1989, 1991, 1994, 1995 e 1996 (a mais recente no mercado). As próximas serão: 1998,1999 e 2000. Em 1992, 1993,1997, 2001 e 2002 teremos apenas o Valbuena “5o”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário