Este sábado fui surpreendido por um amigo, ex-garçom de um restaurante que freqüento a muito tempo aqui em Natal, e que sempre me fornecia frutos do mar frescos. Nunca mais tinha tido contato com ele e, sem esperar logo cedo, recebo uma ligação dele perguntando se queria alguns quilos de lagostas com cabeça, que para quem não sabia, até então, o que iria almoçar e estava ávido por algum ingrediente fresco que lhe desse boa inspiração, veio bem a calhar.
Pois bem, farto do esquema risoto com arbório, parti para um caseiro e simples arroz caldoso em panela de barro. Não vou dar receita passo a passo e sim a "filosofia" do prato.
As caldas das lagostas pré-cozidas são refogadas na panela de barro com cebola, manteiga e azeite de boa qualidade tipo o "EA" e um pouco de pimenta moída na hora. Depois é incorporado o arroz, cozido a parte, o caldo feito com algumas cascas, cabeças e outros segredos e ainda um pouco de tomates sem pele e o sal. Deixar reduzir, não muito para que fique bem caldoso e para finalizar uma porção generosa de coentro.
O resultado ficou muito bom, prevalecendo o sabor das lagostas e do caldo sem conflitar com o restante dos ingredientes. Casou perfeito com um Carmen Gewustraminer e uma tarde de sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário