A Brasil Brau 2011 (11ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja) foi aberta na terça-feira e vai até a quinta-feira (7), das 13h às 20h, no Transamerica Expo Center (zona sul de São Paulo).É a primeira vez que o evento é aberto ao público. O ingresso custa R$ 30 e algumas cervejas podem ser degustadas. As doses são de 50 ml e 100 ml dependendo do tipo e custam R$ 3 cada uma.
Os números são do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja) e referem-se a 2009, quando o mercado nacional de cervejas movimentou R$ 30 bilhões. O consumo per capita em 2009 ficou em 57 litros, alta de 14% na comparação com 2000 (49 litros). Nesse mesmo ano, a população brasileira consumiu 10,9 bilhões de litros de cerveja, o que representa um crescimento de 33% em dez anos (em 2000, foram 8,2 bilhões de litros). A forma mais comum de consumir cerveja no Brasil é em garrafas de 600 ml, e 66% das vendas foram dessa maneira. Depois vêm as latas (27%), o chope (3%) e as garrafas “long neck” (3%).
Não há dados recentes sobre o mercado de cervejas no Brasil, entretanto, segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, existem 180 empresas no segmento das microcervejarias, que movimentam quase R$ 2 bilhões.
Considerando o consumo per capita de 2008 (quando cada brasileiro bebeu, em média, 55 litros), o Brasil ficou em 24º em um ranking feito com 29 países, empatado com Japão e Ucrânia.
Os brasileiros só bebem mais cerveja que os argentinos (40 litros), franceses (36) e chineses (18). Os campeões mundiais são os tchecos com 160 litros, o que significa quase meio litro por dia.
O blog "Edu recomenda", especializado em cervejas postou sobre a Royal Virility onde em uma edição especial seria a cerveja para a noite de núpcias do principe Willian veja:
Royal Virility Performance - A cerveja para a noite de núpcias do príncipe!
A cervejaria escocesa Brewdog não é somente conhecida por suas boas cervejas, mas também pelo bom humor com que desenvolvem as campanhas de suas cervejas. No ano passado, fizeram barulho com uma cerveja que seria a mais alcoólica do mundo, mas o que realmente impressionou não foi a potência de álcool, e sim a embalagem. As garrafas estavam dentro de esquilos empalhados!
Neste ano, “preocupados” com uma possível noite de núpcias mal sucedida com o príncipe Willian, desenvolveram a Royal Virility Performance. O rótulo é cheio de brincadeiras, como “colocando um sorriso na face real” ou “levanta Príncipe Willian”. Na descrição dos ingredientes, Viagra herbal, ginseng e horny goat weed, conhecidos “estimulantes naturais” tem o papel de dar força ao príncipe na grande noite. O final do texto, um aviso: talvez contenha sarcasmo!
Trata-se de uma boa India Pale Ale, com notas frutadas, herbais e cítricas como destaque. No paladar, o malte aparece com notas carameladas, muito bem escoltado pelo amargor pronunciado do lúpulo. Seus 7,5% de teor alcoólico são bem inseridos, não deixando com que o álcool se sobreponha. Uma boa cerveja! Ah, querem saber se ela “funciona”? Uma boa cerveja sempre ajuda!
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