segunda-feira, 21 de março de 2011

PASTEL DO SANTA MARIA

Este domingo tive o prazer de voltar ao Restaurante Santa Maria, do sempre amável e atencioso Sr.Domingos, sem dúvida o melhor português de Natal! O roteiro é quase sagrado, para começar: pãozinho artesanal com azeite, bolinho de bacalhau e Vinho Verde de qualidade e procedência(trás-os-Montes)
Como prato Principal o impecável e caldoso "Arroz de polvo" e para fechar com chave de ouro o Pastel de Nata, também chamado "Pastel de Belém" acompanhado de um licor Amêndoa Amarga e um cafezinho.
Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da culinária portuguesa. Embora sejam saboreados pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Lá, tradicionalmente, os pastéis de Belém são consumidos ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.
Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos, numa tentativa de subsistência, osclérigos do mosteiro puseram à venda os primeiros pastéis de nata. Após o fechamento do mosteiro, o pasteleiro do convento decidiu vender a receita ao empresário português, vindo do Brasil, Domingos Rafael Alves. A receita original continua até hoje, mantida a 7 chaves por seus herdeiros.
A Oficina do segredo na Fábrica dos Pastéis de Belém guarda a antiga receita secreta da confecção e preparação dos verdadeiros pastéis de Belém. Os mestres desta oficina são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgá-la.
Em 1994, investigadores do Laboratório gastronômico da Universidade de Milão, Itália, elaboraram um relatório concluindo que a receita original dos Pastéis de Belém incluiria, além dos ingredientes conhecidos (gema de ovo, leite e açúcar) “flocos de batata” – semelhantes aos usados no preparo do purê de batata.
A receita original comprada pelo  Sr. Domingos Rafael é guardada a sete chaves, porém o Pastel do nosso Domingos do Santa Maria é imbatível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário