quinta-feira, 31 de março de 2011

VITO, ONDE REINA O PORCO


O templo do porco. Essa poderia ser a definição da cozinha de André Mifano no Vito.

Adorador da carne do bicho,  tem até um porco bordado em sua doma, André oferece o animal em diversas receitas do seu pequeno restaurante que só atende clientes com reserva, justamente por conta de seu tamanho diminuto (apenas nove mesas). Claro que o menu contempla outras boas opções em massas– as frescas, produzidas lá– e risotos com carnes e frutos do mar, mas atração principal é mesmo o porco.
Este é o pancia di maiale ripiena. Tenra carne da barriga do porco servida com uma camada absolutamente crocante da pele,  recheada com farofa de nozes pecã, guarnecida por batatas doces ao balsâmico e coroada por pequenas folhas de rúcula que, com sua adstringência, dão o equilíbrio exato (R$ 48)
Lá até a sobremesa envolve o porco, esta é a Sanguinaccio (R$ 10). Receita tradicional italiana, trata-se de uma espécie de mousse de chocolate temperada com canela e engrossada com … sangue de porco. Parece nojento? Então, por soar nojento para muitos clientes, e pelas leis do Brasil não permitirem que alimentos com sangue fresco sejam comercializados, a versão do Vito é feita com chocolate meio amargo cozido com canela, cravo e um toque de conhaque. Nada de sangue. Para melhorar, vem geladinho, com creme (estilo chantilly), raspas de limão siciliano e muuuuuitos pinolis crocantes. Final tão prazeroso quanto o resto da refeição.

Vito: Rua Pascoal Vita, 320, Vila Beatriz, São Paulo, tel.: 3032-1469 (correm boatos que, em breve, mudará de endereço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário