quinta-feira, 28 de julho de 2011

DEGUSTAÇÃO DE TANNAT - SAV

Nesta última terça dia 26 de julho de 2011 tive o prazer e oportunidade de participar, a convite de uma ilustre confrade, da 5º degustação 2011 da  SAV - Sociedade dos Amigos do Vinho. Um seleto grupo de apreciadores,  curiosos e acima de tudo amantes do mundo do vinho. A degustação aconteceu na importadora Grand Cru, de propriedade do também confrade e muito atencioso Rodrigo Lima, que mais uma vez cedeu seu belo e adequado espaço para esta degustação onde também estava previsto um jantar.

A degustação foi regida pelo mais que competente consultor Gilvan Passos que possui entre outros a certificação: Merit International Higher Certificate by Wine & Spirit Education Trust. Iniciamos a degustação com uma pequena e clara explanação sobre a uva Tannat e suas peculiaridades e em seguida a degustação as cegas de 03 varietais 100% Tannat todos uruguaios.

Sem nenhuma surpresa o eleito da noite foi o AMAT TANNAT 2005 de origem Cerro Chapéu - Uruguai. Vinho muito elegante e agradável na boca com maturação de 20 meses em barricas de carvalho.

Outro vinho servido foi o ARERUNGUÁ TANNAT 2002 de origem Las Violetas - Riviera - Uruguai.Vinho de coloração intensa e criado pela Joint Venture Vinicultores del Uruguai S.A. Vinho potente e apesar da idade ainda com muito tanino e que evoluiu bastante após aberto e decantado.

Por último um vinho que causou surpresa por  não se apresentar agradável como de costume o BOUZA TANNAT 2008, de origem Las Violetas - Canelones - Uruguai. Vinho que costuma ser muito elegante, apesar de se tratar de um variatal de  uma uva difícil como a Tannat principalmente para os que menos acostumados com taninos e robustez.

Após esta maravilhosa prova de Tannats enveredamos pelo excepcional Jantar elaborado pela Chef Sônia Benevides. De entrada um maravilhoso caldinho verde contemporâneo servido em uma taça de Martini. Em seguida o prato principal: Ballotine de frango recheado com pato, acompanhado de maçã recheada com frutas secas. Este realmente surpreendeu a todos, prato leve e bem elaborado com equilíbrio de sabores e texturas além de excelente apresentação e que foi perfeitamente harmonizado com um vinho rose Tabalis, chileno Pinot Noir de excelente custo-benefício a venda na Grand Cru, se é que ainda resta algum, pois diversos confrades trataram de se abastecer destes ao final.

De sobremesa Pudim de banana frita com calda de chocolate que estava perfeita e foi harmonizada com um excelente Vinho do Porto.

Ballotine de frango com pato e maçã recheada

Noite maravilhosa em boa companhia com muita organização, descontração e muitos prazeres saudáveis. Gostaria de agradecer a todos da SAV em especial a Dra. Ládia Betânia que nos fez o convite, ao consultor  Gilvan Passos  e a Rodrigo Lima da Grand Cru que nos receberam, eu e minha esposa, muito bem nos deixando confortáveis e sem distinção uma vez que não fazíamos parte do grupo. Lembrando que convites como este  sempre serão bem vindos e valorizados pelo sibarita.

Grand Cru Natal
Av. Hermes da Fonseca, 506 - Petrópolis 
Natal/RN
Fone: (84) 3201-0589 

Gilvan Passos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário