segunda-feira, 11 de abril de 2011

O SEGREDO DO OVO POCHÊ

Pochê vem da palavra francesa “Pocher” que significa cozinhar um alimento por imersão num líquido, seja água, leite, calda, fond, etc., mergulhá-lo e cozinhá-lo lentamente com o líquido apenas começando a borbulhar.
Um prato clássico que ilustra muito bem o sistema de cozimento a partir de água fervente é “Ovo Pochê” , a qual se presta a muitas variações, além de ser muito saudável. O preparo dos ovos pochê não tem muito mistério. Você deve colocar água numa caçarola, numa altura de 6 a 8 cm. Quando a água estiver no ponto de ebulição acrescente um pouco de vinagre branco, quebre os ovos , um a um e coloque-os na água. Você poderá utilizar uma concha, para preservar o formato do ovo, ou utensílios próprios para esse fim. Lembre-se de reduzir a intensidade do fogo e deixe os ovos por uns dois e meio a quatro minutos. Somente a clara deve ser coagulada. A gema permanece quase líquida. Retire os ovos com uma escumadeira e ponha-os numa vasilha com água gelada. Deixe apenas alguns segundos, retire-os e coloque-os sobre papel absorvente. Agora é só dar uns retoques na clara com a ajuda de uma faca e usar os ovos na receita de sua preferência. Eles ficarão deliciosos servidos sobre torradas com um molho holandês; sobre um leito de lentilhas, alho-poró, espinafre refogado ou outro legume de sua preferência; acompanhados de molho mornay ou como recheio de um vol-au-vent, o qual você poderá adicionar camadas de cogumelos gratinados, molho denso de tomate com o ovo pochê por cima. Então é só fazer um molho de sua preferência e servir acompanhado de uma salada verde….
Para dar um toque ainda mais especial ao ovo pochê, você pode prepará-lo em diferentes líquidos, como leite, sopa, caldos, suco de tomate, etc. Use a sua criatividade e descubra outras possibilidades. Também foca ótimo somente com um bom azeite e pimante moída na hora, Sucesso gourmet, com certeza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário