quinta-feira, 19 de maio de 2011

DEGUSTAÇÃO TOP ENTRE AMIGOS

Ontem fizemos uma reunião informal para degustação de vinhos tops no Abade de Ponta Negra. Cinco amigos eu , dois deles empreiteiros, um magistrado e um das finanças, levamos 03 vinho e como éramos 05 bons bebedores ainda selecionamos um da adega do restaurante. Iniciamos com um Brunello di Montalcino 2005, de cor  vermelho rubi intenso, tendendo ao grená, com bastante tanino e sabor robusto e persistente, seguimos com o Emiliana Gê 2007 vinho 100% orgânico coloração vermelho ameixa com algumas notas de violeta. De elegante nariz, com uma harmonia de fruta negra madura, cassis e berries, que se mescla de forma delicada com a madeira, entregando suaves notas minerais, toffee e chocolate, vinho bem equilibrado na minha opinião o melhor da noite. Como só restava o Almaviva e ainda não havíamos pedido os pratos pedimos um Angélica Zapata 100% malbec, Este disputado Malbec é produzido para o mercado interno argentino, e onde é cultuado esgota-se rapidamente, alcançando preços estratosféricos em safras antigas. As uvas vêm de vinhas selecionadas, plantadas em grande altitude, com Rendimentos muito baixos, que resultam em um vinho muito complexo e exuberante, com excelente presença de boca e enorme Capacidade de envelhecimento. Por fim o tão esperado Almaviva,o Almaviva é resultante de um joint-venture entre Concha y Toro e Baron Philippe de Rothschild. O Vinho é produzido no Vale Maipo Valley, na zona central do Chile, Puente Alto. Com predominância de Cabertnet Sauvignon, contem ainda Carmenère and Cabernet Franc. Almaviva é considerado um dos melhores vinhos do mundo e sua safra de 2001 atingiu 95 pontos WS.


O Almaviva é realmente fantástico e por isso merece falar um pouco mais sobre ele.
O Almaviva é um corte bordalês, trocando em miúdos para quem não é do mundo do vinho, é um vinho feito a partir de várias uvas todas originárias de Bordeaux, na França. Inicialmente o vinho era composto de duas uvas: Cabernet Sauvignon e Carmenére, após alguns anos a Cabernet Franc foi introduzida no Blend e finalmente e recentemente a Merlot! Esta "mistura" procura trazer mais complexidade ao vinho. Já estão plantados os vinhedos de Petit Verdot, nova e quinta uva que será utilizada. 
o trabalho é feito exclusivamente por mulheres, na colheita, na seleção, no engarrafamento, enfim, em tudo! Exceção quando trata-se de carregar peso (os cestos) isso fica para os homens... Ao todo são 14 pessoas trabalhando na seleção das uvas.
Na Almaviva a prensagem ela é feita em quatro níveis após a fermentação do mosto. O que quero dizer é que depois do mosto fermentado (suco da uva numa explicação mais simplória) são retiradas as cascas e estas são conduzidas as prensas que atuarão conforme o enólogo entender que é melhor para o vinho, ou seja a força da prensa varia conforme o nível de qualidade que o mosto atingiu.
Hoje a Almaviva tem capacidade para a produção de 350 mil litros de vinho, atualmente são produzidos de fato 100 mil litros. Como detalhe, mas não menos importante, rótulos, garrafas, rolhas tudo importado mesmo aquilo que tem produção no Chile. Por exemplo as garrafas poderiam ser chilenas mas segundo o pessoal da Almaviva são trazidas da França pois no Chile as melhores garrafas ainda possuem micro imperfeições o que podería prejudicar o envelhecimento do vinho.
O nariz deste vinho é complexo! Os aromas remetem a frutas negras e maduras, anis, baunilha, especiarias e chocolate. Mas há outras coisas, como um toque herbáceo que alguém citou como aromas de raízes, bem interessante.
O Almaviva enche a boca! Boa integração do conjunto com excelente nível de acidez  além de bom corpo e longa persitência. Sem amargor e uma aresta de álcool sobrando.

Não posso esquecer do excelente serviço e comidas do Abade.No próximo encontro teremos mais bebedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário