segunda-feira, 27 de junho de 2011

MENU DEGUSTAÇÃO DOM

Realmente surpreendente o menu confiança degustação do restaurante DOM, na minha opinião faz jus a posição de  sétimo lugar do mundo. A sequência dos pratos iniciando com os mais leves e delicados, os  diferentes processos de elaboração , os ingredientes diferenciados e frescos, a apresentação sempre maravilhosa  e o atendimento perfeito com a explicação minuciosa a cada prato faz com que esta degustação seja realmente uma experiência inesquecível.
A noite foi muito boa! estávamos em cinco, eu e mais quatro amigos apreciadores da boa gastronomia. Optamos pelo menu degustação de 04 pratos mais sobremesa. Escolhido o vinho com o excelente auxilio do sommelier da casa, iniciamos, ainda antes da sequencia do menu degustação, com a entrada de pães, pates e manteiga aviação. O menu começou com camarão branqueado sobre couscous, tabuli e chibé e foi harmonizado com um kir diferente que éra espumante com licor de jabuticaba. Seguindo com a ostra empanada com tapioca marinada em um molho com algumas ovas, este estava divino. Depois a cavalinha com creme de salsão, ervas, brotos e flores, neste prato o forte era o conjunto que se harmonizava de forma indescritível. O creme de Funghi servido em um sifão sobre o molho Roti - escuro de vitela e seus ossos, reduzido lentamente de forma a apurar e acentuar um forte e maravilhoso sabor de carnes foi, na minha opinião, a grande surpresa da noite.
O confit de pato com vinho madeira estava muito bom e a porção perfeita para encerrar os pratos.
Entre os pratos salgados e a sobremesa foi servido o Aligot, famoso purê da casa com queijo Ementhal servido direto da panela de forma inusitada, quase um malabarismo.
A sobremesa foi um show a parte: torta de castanha do Pará com sorvete de Whisky,  uma calda de chocolate amargo e curry, sal maldon, rúcula selvagem e pimenta. O sorvete apesar de Whisky era de sabor delicado, o chocolate com curry uma combinação perfeita e o sal maldon (veja descrição deste ao final), faz toda a diferença e explode na boca. MARAVILHA !!

Sobremesa do Menu Degustação


Menu Degustação que você leva de recordação 
e fotos dos pratos.

Sal Máldon 
A pronúncia, atenção, é com a tônica na primeira sílaba. E capriche, porque o "Mál-don", o sal com cristais em formato de pequenas pirâmides, ou escamas triangulares, e uma delicadeza única, é mesmo o preferido dos chefs. "Ele tem uma textura que dá a sensação de explosão na boca", entusiasma-se José Barattino, do Emiliano, que conheceu o sal em 2003, durante os meses em que trabalhou no El Bulli, de Ferran Adrià. "Eles usavam o Maldon para finalizar praticamente todos os pratos."
A origem deste sal com status de iguaria está nas salinas de Essex, no sul da Inglaterra. É uma flor de sal puríssima, cuja produção depende de fatores climáticos apropriados. Ele é colhido nas águas do Atlântico, quando as ondas do mar banham as rochas e formam poças d?água que evaporam com o sol, deixando o sal sobre as pedras. Sua extração é documentada desde 1086, quando havia cerca de 45 produtores. Hoje, existe uma espécie de cooperativa encarregada de centralizar e distribuir todo o sal feito lá, chamada The Maldon Crystal Salt.
Na cozinha, a variedade é usada tanto na finalização de produtos nobres, como foie gras, quanto em carnes e peixes mais simples. Mas deve ser aplicado na última hora, pois seu floco se derrete facilmente. É preciso cuidado com a dose: o Maldon tem o poder de salgar mais que outros tipos de sal.
D.O.M
Rua Barão de Capanema 549 Jardins – São Paulo/SP – Telefone: (11) 3088-0761
Site: http://www.domrestaurante.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário